quinta-feira, 22 de maio de 2008

Sei, hum, hum...

O Conselho Indigenista Missionário - CIMI - é um órgão da Igreja Católica encarregado de (do que mesmo?) de assistir às populações indígenas do Brasil. Confesso que nunca entendi muito bem essa relação da Igreja com os silvícolas, se há um real interesse na manutenção da cultura e da tradição dos povos indígenas, como conciliar esse desígnio com a atividade missionária da igreja, que tenta converter esses mesmos povos ao catolicismo?

O Conselho foi notícia de jornal essa semana, por ocasião da reunião dos técnicos da Eletrobrás e dos interessados - afetados - na construção da usina hidrelétrica de Belo Monte no Rio Xingú; Durante o evento, um grupo de indígenas agrediram a golpes de facão a um engenheiro da Eletrobrás. O CIMI acabou envolvido no caso, depois da divulgação de imagens em que um conslheiro do órgão aparece comprando facões para os índios.

O bispo presidente do conselho tentou minimizar o incidente, dizendo que a compra dos facões não está relacionada com o ocorrido. Você acredita nessa coincidência?